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REDE OBSERVA AG2030

Rede de Observatórios Latino-Americanos

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ANAIS DO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIUDADES SOSTENIBLES - UNaM - POSADAS/ ARGENTINA

Lançamento da Rede de Observatórios Latino-Americanos pela Efetivação da Agenda 2030 - REDE OBSERVA AG2030

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O projeto denominado “Agenda 2030: Experiências da Colaboração Interinstitucional de Pesquisas e Observatórios para Subsidiar Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável” estabeleceu como uma de suas metas a disseminação da Agenda 2030 e o estudo especializado em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para apoiar e subsidiar a (re)elaboração de políticas públicas e diretrizes para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental a partir de experiências interinstitucionais de pesquisas no âmbito de atuação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Chapecó, Santa Catarina), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Ijuí, Rio Grande do Sul), Universidad Nacional de Misiones (Misiones/Argentina) e Universidad Gastón Dachary (Misiones/Argentina).

Por meio dos Observatórios de Políticas Constitucionais Descolonizadoras para a América Latina (OPCDAL), vinculado ao Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Cidadania, do PPGD da Unochapecó, Observatório de Direitos Humanos (ODH), vinculado ao PPGD da Unijuí, o Observatorio para el Desarrollo de Misiones (ODEM), da UDG e Agenda 2023 o Observatorio Permanente de Trabajo Decente de la Triple Frontera (OTRAF), da UNaM, tem-se elaborado conteúdos e análises sobre pesquisas no intuito de articular, construir e consolidar parcerias e o trabalho em rede, fortalecendo o intercâmbio de pesquisas entre os Observatórios, com ênfase no cumprimento dos 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU, bem como estreitar os laços acadêmicos entre pesquisadores e intelectuais latino-americanos para produzir conhecimento sobre políticas públicas. Considerando que a América Latina é um exemplo emblemático de como a manutenção da matriz colonial, que consolidou um modelo de desenvolvimento tão desigual, pautado exclusivamente no progresso econômico, implica na sistemática supressão da pluralidade de saberes e valores de seus povos originários e na exploração desmedida de seus recursos naturais, faz-se necessário favorecer as forças da pluralidade epistêmica, para a busca de uma visão de mundo socioambientalmente justa, sustentável, intercultural, inclusiva e democrática.

Para tanto, o uso de outras metodologias podem refletir os anseios de nossa própria existência e experiências, e nos dar condições de revelar a originalidade e a identidade do ‘ser’ latino-americano. As Universidades, enquanto produtoras de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), possuem arranjos organizacionais que viabilizam a comunicação científica nacional e internacional, criando ambientes favoráveis ao desenvolvimento local, regional e nacional; realizam pesquisas, formam recursos humanos e transferem conhecimento para a Agenda 2023 sociedade. Já a Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação 2016-2022 (2016, p. 99) prevê que “As universidades e instituições de pesquisa precisam ser estimuladas a incorporar a dimensão social nas suas agendas de pesquisa, a promover a formação cidadã; e deve ser buscada uma maior integração das ciências sociais e humanas às políticas de CT&I”. 

A busca por respostas para outro desenvolvimento possível exige uma luta universal pelo “bem comum da humanidade”, com uma proposta de vida ecologicamente equilibrada, capaz de proporcionar a manutenção dos ecossistemas para as presentes e futuras gerações, realimentando os laços de sustentabilidade do planeta. A Agenda 2030 e os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU são oportunidades de promover a transformação que a sociedade do século XXI requer, para um novo marco civilizatório no Planeta, pressupondo a existência de uma responsabilidade coletiva e difusa diante das consequências atuais e futuras do crescimento. As atividades deste projeto contribuem para a ciência, pois sustentam-se na produção de pesquisas que dão suporte às políticas e aos serviços públicos, como: desenvolvimento socioeconômico, socioambiental e político sustentável; inserção científica no mundo social e apropriação consciente desses avanços para o fortalecimento da democracia e de uma cidadania plena, em conformidade com a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que propõe o Agenda 2023 avanço de todas as áreas do conhecimento, o equilíbrio regional transfronteiriço, o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população da região Oeste do Estado de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e Nordeste da Argentina, em sintonia com os objetivos da Agenda 2030 da ONU. Ainda, a execução deste projeto vem incentivando a integração de pesquisadores, docentes, estudantes, profissionais, empreendedores e demais agentes, buscando a solução de desafios e problemas regionais, estaduais e internacionais, na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs da região de fronteira. A produção científica que ora apresentamos é resultado da interação de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que estão atuando de maneira a fortalecer o agir das pessoas na ressignificação de saberes diante de uma nova sociedade emergente, que deve reconhecer em cada pessoa um sujeito de direitos e de compromissos, que participam da vida em comunidade, abrindo possibilidades para a reflexão política sobre os acontecimentos, com vistas à efetivação de práticas que levem à promoção dos direitos da cidadania, construção de um conhecimento referenciado nos problemas da comunidade e conduta ética. Assim, com esta obra, almeja-se colaborar na construção de uma perspectiva de criação de novos hábitos e valores no âmbito da compreensão do próprio exercício da cidadania e analisar como a cidadania se efetiva ou não na sociedade e Agenda 2023 como as pessoas lidam com a compreensão de seus direitos e deveres na construção e compreensão da Agenda 2030 da ONU e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

Importante destacar que a presente obra foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Estado de Santa Catarina (FAPESC), no âmbito do Edital de Chamada Pública FAPESC No. 15/2021 - Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe - Termo de Outorga: No. 2021TR001154. 

A Rede de Observatórios Latino-Americanos para efetivação da Agenda 2030- REDE OBSERVA AG2030 deseja uma boa leitura!

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